Ícone do site ROMA CONTABILIDADE

SIMPLES NACIONAL: Você está PERDENDO esses Benefícios!

Os Benefícios Do Simples Nacional - ROMA CONTABILIDADE

Todo mundo já está cansado de saber que um dos benefícios do Simples Nacional é a simplificação do pagamento de tributos, porque através do DAS é possível pagar 8 tributos de uma só vez. 

 

Mas o que você não sabe, é que essa é somente uma das vantagens do Simples Nacional!

 

O Simples Nacional é um regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas, ele permite o recolhimento de vários tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia, como já tinha falado. 

A alíquota é diferenciada, variando de acordo com o faturamento, que é separado em faixas de faturamento, até a receita bruta anual de R$ 4,8 milhões.

Antes do Simples, pequenos negócios pagavam impostos federais, estaduais e municipais por meio de guias e datas separadas. 

As alíquotas eram também menos favoráveis. Esse regime deu fôlego a empreendedores de diversos setores, que tinham de optar pelo Lucro Real ou Lucro Presumido. 

 

Como o nome já indica, o Simples Nacional chegou para simplificar o pagamento de tributos, e facilitar a vida do empreendedor. 

 

Mas quais são os benefícios dele? É isso que a gente vai ver agora!

Isso soa como uma música para os ouvidos, não é mesmo? 

Em alguns casos, essa redução pode chegar a 40%, esse é um valor super relevante, principalmente quando se trata de empresas com grande faturamento.

Gastando menos com impostos, a empresa tem mais força para fazer investimentos em seu próprio crescimento. 

Você pode usar esse dinheiro para divulgar mais o seu negócio, investir em novos produtos, melhorar as condições de trabalho da equipe, ou até mesmo pensar em expandir! 

 

No Simples Nacional, como já falamos, a alíquota é definida de acordo com o anexo em que a sua atividade comercial se encontra. 

Dependendo do Anexo, a alíquota pode começar em apenas 4% do faturamento. 

Além disso, no Simples, o pagamento de impostos é proporcional ao faturamento. Isso quer dizer que as alíquotas praticadas são maiores para empresas que faturam mais, o que torna mais justo e competitivo o cenário econômico brasileiro. 

 

Incrível não é? Vamos para o segundo benefício que é a redução dos encargos da folha de pagamento. 

“Nossa, mas como assim?” Bom, essa é uma vantagem do Simples Nacional que pouca gente conhece, mas que é muito benéfica para quem tem funcionários! Então já fica esperto! 

Você já deve ter ouvido falar que um empregado custa para a empresa o dobro do valor do salário, não é? Então, com o Simples Nacional não é bem assim.

Nesse regime, as empresas são isentas de alguns pagamentos, como o salário educação, seguro acidente de trabalho (SAT) e contribuições ao SEBRAE, SENAI, SESI ou Incra. 

Essa é uma das melhores vantagens, e a economia é enorme. Por isso que esse é o regime tributário queridinho dos empresários.

 

Terceiro benefício: CNPJ único. 

“CNPJ único, o que isso quer dizer?” No Simples Nacional o CNPJ é o único identificador da inscrição da empresa. 

Ele é registrado em base nacional, o que torna desnecessário o cadastro em diferentes instâncias (federal, estadual e municipal).

Essa facilidade, além de tornar o processo de abertura e registro da empresa mais simples, ainda evita alguns custos extras com taxas. 

Para você que está começando, essa economia pode ajudar a aumentar os investimentos em outras partes da empresa. 

E por ter um CNPJ único as empresas optantes pelo Simples têm menos obrigações acessórias que as empresas do Lucro Real ou Lucro Presumido, por exemplo. Afinal, elas estão isentas de obrigações como o SPED Contribuições e SISCOSERV.

As empresas do Simples Nacional ficam dispensadas de algumas obrigações por este ser um regime simplificado que visa incentivar o crescimento das empresas brasileiras.

Quanto mais negócios legalizados no país melhor. Se você tiver alguma dúvida sobre o Simples deixe nos comentários. 

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile