Ícone do site ROMA CONTABILIDADE

Desenquadrado do Simples Nacional: Saiba o que fazer!

Desenquadrado Do Simples Nacional O Que Fazer Thumbnail - ROMA CONTABILIDADE

Se a sua empresa foi desenquadrada do Simples Nacional, neste artigo irei te orientar quais serão os proximos passos

Dia 31 de janeiro passou e muitas empresas que foram notificadas não conseguiram regularizar suas dividas e continuar operando no Simples Nacional, e por consequência migraram para o regime normal.

Escolha o melhor regime! qual dos regimes normais, Lucro Real ou Lucro Presumido serão viaveis para a operação da empresa, e pra isso um dos primeiros pontos a serem analisados são os custos da operação. Empresas com custos mais enchutos, talvez tenham melhor adaptabilidade ao Lucro Presumido, já empresas com custos mais altos, e atividades mais complexas, o melhor caminho pode ser o Lucro Real.

Atualize os cadastros! quando atualizar o cadastro da empresa no sistema fiscal para que as notas fiscais, e demais obrigações acessórias saiam com as informações corretas dos treibutos devidos em cada operação. Apoós parametrização do cadastro da empresa, deve-se verificar o cadastro de produtos e das operações, para que a emissão das notas fiscais não encontrem divergências e para que sua empresa não pague impostos indevidamente!

Cuidado com o SPED! fique atento às obrigações acessórias, pois a partir dai teremos as declarações mensais via sistema SPED e o recolhimento dos impostos de maneira separada via DARF, que são eles PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ICMS, IPI, e o ISS.

Mas não se esqueçam! os débitos que existiam e que impediam a opção do Simples Nacional (se este foi o motivo de exclusão) continuam existindo no âmbito da Receita Federal podendo ser encaminhado para Divida Ativa, então, o cuidado deve ser redobrado para que não haja prejuízo ao sócio.

Para mais duvidas, não se esqueçam de conferir os demais conteúdos do blog!

O que acontece se não pagar os impostos

É vantagem optar pelo Lucro Real?

Como escolher o melhor enquadramento tributário para reduzir impostos?

 

 

Por Mariana Boaventura de Macêdo

 

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile